Lipoaspiração: essa cirurgia é indicada para mim?

A gordura localizada é formada pelo excesso de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos brancos. A localização dela é de característica genética, onde a pessoa tiver o tecido mais frouxo (flacidez) é que ela se localizará. Pode ocorrer um acúmulo nos culotes, na barriga, flancos, braços, papada.

4205970_origLipoaspiração é uma cirurgia que retira a gordura, sem retirar a pele, através de pequenas cânulas inseridas no tecido adiposo. Esse tipo de procedimento não é uma técnica de emagrecimento e nem é voltado para tratar a flacidez. O percentual máximo indicado de gordura retirada deve ser 7% do peso corporal total,mas muitos optam pelo teto de 5%.

Se você está incomodado com o excesso de acúmulo de gordura, localizado em qualquer lugar de seu corpo, e não vê resultados positivos com dieta ou prática de exercício físico, a lipoaspiração pode ser indicada para você.
Candidatos ideais:

• Adultos, com 30% de gordura, estando no seu peso ideal, que têm a pele firme e com bom tônus muscular
• Indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização
• Não fumantes
• Indivíduos com atitude positiva e expectativa realista do resultado cirúrgico
• Indivíduos determinados a seguir as recomendações do cirurgião plástico

É importante lembrar que a lipoaspiração não é uma técnica de emagrecimento. O paciente tem de estar próximo ao peso ideal. Se você se preocupa mais com quantos litros vai ser retirado do que o local em que será retirado, talvez o indicado seja uma dieta antes da realização do procedimento!

Em relação a lipoescultura o princípio de ambos os procedimentos é o mesmo. Porém, na lipoaspiração, apenas retira-se a gordura de um determinado local do corpo. Enquanto na lipoescultura, o médico usa a mesma gordura retirada na lipoaspiração e a enxerta em outro lugar que o paciente desejar remodelar ou preencher.
CUIDADO os procedimentos que muitos médicos, principalmente não especialistas em cirugia plástica, chamam de “mini lipo”, “hidrolipo”, “lipo light” etc… é marketing puro, quase sempre oferecendo serviços abaixo do preço, resultados extraordinários e recuperação mais rápida, sendo realizados por pessoa sem qualificação e em ambiente cirúrgico inadequado. Fuja disto!

Mas para ficar longe das gorduras indesejadas, pratique exercícios físicos e alimente-se de forma saudável, se com essas medidas não for possível se livrar delas procure um profissional qualificado e membro da SBCP – Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Dra Narayana P. Serpa
CRM 25508
Especialista em Cirurgia Plástica pela SBCP e Clínica Fluminense de Cirurgia Plástica – RJ

Leave a Reply


× um = 2